Lilypie Third Birthday tickers

18 de julho de 2013

Kids are CAPABLE. Let them show you. Crianças são CAPAZES. Deixe-as nos mostrar.

Nas minhas pesquisas de hoje me deparei com este texto da Practical Parenting (http://practicalparentingpdx.com/)  e amei! Fiz até uma tradução, mas para quem preferir segue o texto original.

É exatamente quase tudo o que eu penso, e é a forma como tento tratar os meus filhos, não como crianças frágeis e indefesas mas como crianças capazes de aprender o que quisermos ensinar. E assim eu faço desde cedo dando autonomia, ensinando os a serem independentes, a reconhecerem os perigos mas não a teme-los.

Eles andaram muito cedo e rápido, porque não ficávamos com os meninos o dia inteiro pendurados no colo, deixávamos livres no tapete emborrachado e assim um estimulava o outro, e estimulávamos eles com brinquedinhos e funcionou!

Meus filhos quando começaram a andar, passaram a se machucar absurdamente, protegi todas as quinas com emborrachado, mas deixei eles livres. Desde 1 ano, o pai ensinava os meninos e a Sofia também a fazer barra para ganharem força muscular para não se machucarem tanto, eu ficava arrasada, mas funcionou!

Sabíamos que tínhamos que prepará-los para a vida, e sendo 3 de uma vez a vida deles sempre foi mais intensa e arriscada desde cedo, parecem como um ímã, até hoje são assim, sempre que estão correndo se chocam! Aqui em casa desafiamos constantemente a lei da física: dois corpos tem que ocupar SIM o mesmo espaço (lei dos trigêmeos). Hoje, quando caem e se machucam avisam para professora que o pai é médico e vai fazer o curativo, não choram quase nada. São crianças que se machucam sim mas se divertem demais e são normais!!! As vezes, acho que se machucam demais até, me sinto culpada, mas acho que criança tem uns 100 anjos para projete-las mesmo.

Bom curtam a leitura e depois me digam o que vcs fazem para deixar seus filhos mais independentes? como:
- estimular a falar corretamente
- estimular a vestir a roupa sozinhos
- ensinar a calçar os sapatos
- a arrumar os brinquedos....conte-me mais


Texto Original: Kids are CAPABLE. Let them show you.

 Tradução do texto do link acima:


Se quisermos que os nossos filhos cresçam responsáveis, independentes, e capazes de resolver seus próprios problemas, avaliando os riscos de forma adequada para tomada de decisões seguras, devemos lhe dar oportunidades ao longo do caminho para arriscar e falhar.

Devemos resistir ao desejo de resgatá-los, para evitar o desconforto ou mesmo a dor.

Devemos permitir que eles aprendam com seu próprio esforço ... então ...

não sustente o bebê o dia inteiro no colo,

não surte quando o novo andarilho cair e se machucar, faz parte do aprendizado

não use copinhos super seguros depois dos 18 meses, deixe-os experimentar novas possibilidades,

deixe a criança subir na árvore,

permita-o viver a pré-escola para pular outros passos mais altos,

Deixe a criança brincar sozinha  no jardim da frente (sob supervisão dos pais),

deixe seu filho atravessar a rua sozinho para brincar com os vizinhos (sob supervisão de longe é lógico),

mande-os encontrar algo no supermercado e depois vá ao seu encontro (observe de longe).

Dê-lhes a mensagem "Você é capaz", permitindo-lhes que realmente SEJAM capazes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba! Adoramos quando você comenta :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...